Alimentos para longevidade

Entre as modalidades de tratamento oferecidas em Medicina Chinesa está a Dietoterapia Chinesa (Yin Shi Zhi Liao Fa). Ela é conhecida como método de tratamento em que se utilizam bebidas e comidas e pode ser utilizada tanto para preservação da saúde como para tratamento.
Na Dietoterapia Chinesa a prioridade é fortalecer o indivíduo para que ele, estando forte e saudável ele se proteja das doenças. Hoje eu separei 10 alimentos que contribuem para a longevidade, que segundo os chineses depende da saúde dos cinco órgãos vitais: Fígado, Coração, Baço, Pulmões e Rins. Em especial, a saúde dos Rins é quem vai dizer se o indivíduo vai viver muito ou pouco.
  1. Arroz integral: Possui sabor doce. O arroz integral é um dos alimentos mais ricos da atualidade. Ele nutre fortemente todos os cinco órgãos vitais (zang). O arroz integral favorece especialmente as funções dos Rins (Shen), promovendo a vitalidade do corpo, da mente (Shen), do cérebro e da medula (Sui), melhorando doenças degenerativas. Ele também favorece a produção de sangue (xue) e tonifica o Coração (Xin), indicado para casos de convalescença ou que apresentam depressão pós-parto.
  2. Brotos (alfafa, bambu, feijão e soja): Possuem sabor doce e amargo. São altamente nutritivos, tonificam yin e yang dos Rins (Shen) e Coração (Xin). Os brotos conservam a Essência da planta e são de natureza fresca. Nesse sentido, são refrescantes, dispersam o calor e a mucosidade ao mesmo tempo em que nutrem o organismo. Podem fazer parte da alimentação constantemente.
  3. Cogumelos: Possui sabor doce e levemente ácido. São muitos os tipos de cogumelos, todos eles atuam no Fígado (Gan), melhorando as estagnações de sangue (xue) e o colesterol, prevenindo arteriosclerose. Os cogumelos também conservam muita energia e nesse sentido, fortalecem o sangue (xue) e fortalecem os Rins (Shen), nutrindo tanto o yin como o yang geral do corpo, que são base para a nutrição de todos os órgãos internos.
  4. Feijões: Existem diversos tipos de feijões. Basicamente todos eles tonificam o qi, fortalecem Baço (Pi), Estômago (Wei) e Rins (Shen). Eles eliminam estagnações, melhoram o cansaço, removem o calor, estimulam os movimentos peristálticos e promovem a diurese, eliminando inchaços. Em especial, o feijão azuki auxilia na desintoxicação do organismo, dispersando toxinas e é benéfico para quem sofre de má circulação, cólicas menstruais e qualquer forma de estase de sangue (xue).
  5. Goji Berry: Possui sabor doce. O Goji Berry vem ganhando espaço nas lojas de produtos naturais e é um sucesso no mundo todo. Ele é um grande tônico e altamente benéfico. Nutre o yin dos Rins (Shen) fortalecendo toda estrutura corporal e tonifica o yang, o que faz com que melhore estados de cansaço, indisposição e impotência. Além disso, o Goji Berry também atua no Fígado (Gan) e por isso melhora a visão e a vertigem.
  6. Nozes: Possui sabor doce. Atua especialmente nos Rins (Shen) tonificando a energia geral do corpo. As nozes também beneficiam o cérebro e a memória, mantém a vitalidade corporal e sexual, aumentam a força e em especial o yang do corpo. O óleo das nozes é facilmente digerido pelo corpo, melhora o colesterol e limpa o sangue (xue). Ela ainda fortalece o Fígado (Gan) ao nutrir os tendões, articulações e a manter a harmonia das emoções (função energética atribuída ao Fígado, na concepção oriental).
  7. Ovo de galinha: Possui sabor doce. O ovo é essencialmente yin, ou seja abriga uma grande quantidade de energia que seria dado a um ser vivo. Nesse sentido ele tonifica fortemente o corpo, nutre o sangue (xue), hidrata e fortalece todos os órgãos internos. Em especial ele atua no Coração (Xin), acalma a mente (Shen), beneficia a voz e é indicado também para gestantes.
  8. Peixes: Possui sabor doce. Os peixes e frutos do mar tonificam fortemente os Rins (Shen) e a Bexiga (Pang Guang) uma vez que vem do mar e nutrem o Movimento Água ao qual pertencem estes órgãos. Isso significa que eles tonificam a estrutura geral do corpo, melhoram a vitalidade física e sexual, estimulam o cérebro, a memória e a coragem. Os peixes em geral são altamente benéficos para a saúde.
  9. Mel: Possui sabor doce. Age nos Pulmões (Fei), no Baço (Pi) e Intestino Grosso (Da Chang). O sabor doce do mel harmoniza e acalma, contribuindo para a sensação de bem estar. Ele é altamente nutritivo e não deve ser retirado do cardápio. Além disso, o mel tonifica o qi e o Aquecedor Médio (Zhongjiao), beneficia o trato intestinal, combate secura, eczemas e queimaduras.
  10. Azeite: Tonifica o qi geral do corpo, lubrifica os Pulmões (Fei) e o Estômago (Wei). Utilizado em estados de fraqueza, debilidade, secura da pele, da boca e dos intestinos. O azeite escolhido deve ser extra-virgem e encontrado em vidro, sendo este o óleo ideal para ser utilizado na culinária, seu uso é comumente associado à redução de doenças cardiovasculares e à longevidade.
É importante lembrar que é importante nutrir também a mente e o próprio interior afinal de contas, não vivemos só de comida, não é mesmo?
Precisamos de amor, carinho, compaixão, respeito. E para viver bem e aproveitar tudo isso é importante cuidar de si mesmo através da alimentação, respiração, movimento e repouso, ou no equilíbrio do yin e do yang, como dizem os chineses.
Por Andrea Maciel Arantes
Open chat