Fórmulas Chinesas

As fórmulas magistrais chinesas chegaram oficialmente há alguns anos no Brasil e estão sendo regulamentadas pela ANVISA como produtos da medicina tradicional chinesa, inclusas dentro dos produtos tradicionais para a saúde. Em minha viagem de estudos na China, tive a oportunidade de visitar um hospital em Pequim que realiza a formulação a partir da prescrição de acupunturistas, conforme você pode ver na foto. 
As fórmulas magistrais são formulações que fazem parte da Farmacopéia Chinesa e contam com pelo menos 2000 mil anos de história. A maioria delas foi elaborada por antigos mestres chineses nas dinastias Zhou, Ming e Tang.
Dentro da farmacopéia chinesa então presentes, elementos vegetais (folhas, caules, raízes), elementos minerais e elementos animais. No Brasil, a regulamentação não permite elementos animais, portanto não são todas as fórmulas que podem ser encontradas para o consumo, mas o que está disponível já contribui bastante com o tratamento. As únicas marcas confiáveis (leia-se com rastreabilidade) no mercado nacional são: Taimin, SKL, Panizza, Vitafor e MTC Herbal. Cuidado com qualquer outra marca. 
É importante esclarecer que a Medicina Chinesa é composta de 5 terapias: fórmulas magistrais, dietoterapia (alimentação baseada em yin e yang), acupuntura, massagem (tui na e reflexologia) e exercícios físico-energéticos como o Qi Gong. Nesse sentido, o uso das fórmulas é primordial dentro do tratamento e utilizado como primeira opção para a maioria das doenças. Naturalmente, o melhor da medicina chinesa está no tratamento de doença crônica e não na aguda, cujo tratamento alopático é consideravelmente mais rápido. 
No Brasil, o uso das fórmulas magistrais é até desconhecido de muitos acupunturistas (e profissionais de saúde). Enquanto na China a formação em medicina chinesa leva pelo menos 6 anos para ser realizada e engloba o estudo das fórmulas, nosso país permite a formação apenas no nível de Especialização (Lato Sensu), o que limita tanto o aprendizado como a prática da medicina chinesa e nem sempre o ensino delas é apresentado.  
As fórmulas chinesas atuam com eficácia na maioria das doenças, entendidas na medicina chinesa como desequilíbrio energético, que pode acometer a saúde do coração, fígado, rins, pulmões, trato digestivo e até a mente. Portanto, é comum encontrar fórmulas que são usadas como tônicos e melhoram a disposição e o cansaço, fórmulas que tratam infecções, inflamações e até condições psiquiátricas, como Suan Zao Ren Tang, excelente para ansiedade extrema, Gan Mai, excelente para esquizofrenia e assim por diante. A maioria das fórmulas chinesas não apresenta interação medicamentosa (com alopatia) e muitas podem ser usadas por crianças e gestantes (em dosagem menor). 

  

No Terapia na Mesa, indico com frequência o uso das fórmulas magistrais chinesas para restabelecer a saúde, eliminar dores e principalmente vencer doenças. Para realizar o programa, entre em contato: 11 9 8511 8561 ou contato@terapianamesa.com.br
Open chat