O Nutricionista é o profissional que traz orientações a respeito da alimentação adequada e saudável.
O nutricionista não realiza diagnóstico médico, mas sim o diagnóstico nutricional que envolve inquéritos alimentares como avaliação antropométrica, avaliação de exame clínico, de exames bioquímicos e questionários de consumo alimentar.
O nutricionista clínico, na área em que atuo prescreve alimentos, suplementos e fórmulas magistrais na promoção de saúde e no tratamento de doenças, que podem surgir desde a falta de energia e indisposição, à doenças como câncer e Aids. Com a expertise acerca dos alimentos, da fisiologia e da rotina alimentar do indivíduo é possível orientar, acompanhar e ajudar diversos indivíduos no caminho da saúde e da longevidade.
Mas quando é que existe então um problema alimentar?
- Quando existe alimentação inadequada
- Quando há histórico de sofrimento alimentar
- Quando existem danos clínicos/bioquímicos no corpo
- Quando surgem doenças
- Quando o comportamento impacta o consumo alimentar
- Quando há rejeição ou pré-conceito alimentar
- Quando há necessidade de dietas específicas
Sobretudo, o nutricionista também orienta acerca de técnicas de conservação e higiene dos alimentos, planejamento alimentar, mastigação, preparo dos alimentos e outras necessidades da rotina alimentar.
Em especial, na Nutrição Integrativa, o indivíduo é avaliado de forma integral compreendendo-se as interações energéticas entre o corpo, a mente e a consciência (espírito) do indivíduo.
Na Medicina Chinesa, os cinco órgãos internos (fígado, coração, baço-pâncreas, pulmão e rins) possuem aspectos fisiológicos, mentais e espirituais e por isso, os tratamentos são naturalmente integrativos, proporcionando ao individuo maior autoconhecimento, percepção corporal e atitude em relação à saúde e à longevidade.
Texto: Andrea Maciel Arantes | Nutrição Integrativa